Instituto Pensar - Socialistas debatem autorreforma em Porto Alegre

Socialistas debatem autorreforma em Porto Alegre

Humberto Padrera

Lideranças, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e representantes dos segmentos sociais participaram neste sábado (23) de debate sobre a autorreforma do PSB, na Reunião Ampliada do Diretório do Rio Grande do Sul, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Participaram o vice-presidente nacional de Modernização Partidária do PSB, o ex-senador João Capiberibe, o secretário especial do partido e líder da Oposição, o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), o vice-presidente de Relações Governamentais, Beto Albuquerque e o presidente do PSB-RS, Mário Bruck.

Também estiveram presentes o deputado federal Heitor Schuch (RS), os deputados estaduais Elton Weber (RS) e Dalcíso Oliveira (RS), a prefeita de Santana do Livramento, Mari Machado, além dos secretários nacionais dos segmentos LGBT e Juventude Socialista, Tathiane Araújo e Tony Sechi.

João Capiberibe destacou que, na autorreforma, o partido pretende abrir caminhos para maior participação da militância e da sociedade , incluindo o fortalecimento dos núcleos de base.

A Conferência Nacional da Autorreforma, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro, reunirá representantes da direção nacional, da Fundação João Mangabeira, deputados, senadores e governadores, além dos segmentos sociais para deliberação do documento-base de atualização do manifesto e do programa partidário.

O evento vai inaugurar o processo de autorreforma partidária, que  deve se estender até o Congresso Nacional do partido, em março de 2021. Até lá, os diretórios estaduais e municipais discutirão o texto aprovado na Conferência Nacional do Rio. A proposta também ficará disponível a qualquer cidadão para consulta pública.

Para o vice-presidente do PSB, a autorreforma é uma decisão "ousada” que o partido tomou como contribuição para  superação das diversas crises enfrentadas no país. Os eixos temáticos da autorreforma são Reforma política e reforma do Estado; Desenvolvimento e meio ambiente; Políticas sociais; Economia- prosperidade, igualdade e sustentabilidade; e Socialismo e Democracia.

O socialista defendeu uma aproximação maior entre representantes e representados, entre cidadãos e partidos políticos. "Nós precisamos retomar a prática de estar presente lá onde o povo vive, lá onde o povo trabalha, e nós temos instrumento para isso dentro do partido. Temos que ter a coragem de fazer militância direta com o nosso povo”, disse.


No encontro,  Alessandro Molon afirmou que os socialistas não devem ter medo de fazer autocrítica.

"Essa história de que não e necessário fazer autocrítica é de quem está condenado a repetir os erros. Nós não queremos ver os erros que foram cometidos voltarem a ser cometidos. Nós não temos que ter medo, temos que ter coragem de fazer essa autocrítica, de olhar para a frente”, destacou Molon.

O socialista defendeu que o maior desafio do PSB e do país é construir alternativas para a superação da desigualdade social.

"Para nós do PSB, a redução da desigualdade é o o maior problema do Brasil, e é isso que nos caracteriza como partido de centro-esquerda, como partido que não acha que esse é um dos problemas, mas o  maior dos problemas. Os progressistas sempre disseram isso, o PSB diz isso desde 1947”, afirmou.

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL – Aos socialistas gaúchos, Capiberibe, que é autor da Lei da Transparência, disse que o partido irá disponibilizar a proposta da Gestão Compartilhada como plataforma de campanha para candidatos socialistas nas eleições municipais.

De autoria do ex-senador, a Gestão Compartilhada é mais um avanço na transparência e no controle social das contas públicas. Pela proposta, cidadãos podem acompanhar a execução de obras públicas por meio de aplicativos de mensagens.

O projeto de lei sobre o tema foi aprovado por unanimidade no Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados. "Essa é uma plataforma de campanha eleitoral, é um movimento de cidadania que nós queremos e vamos levar em forma de proposta e de plataforma de campanha no ano que vem”, afirmou.

"Nós podemos aprovar já a Gestão Compartilhada nas nossas prefeituras, nas nossas câmaras de vereadores, como fez a prefeita do Município do Conde, na Paraíba, a prefeita Márcia Lucena”, defendeu.

Fonte: PSB Nacional




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: